quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Definitivamente essa é minha praia

A história da Glass Beach (Praia de Vidro) confirma o velho ditado (aquele da "água mole em pedra dura.."). A natureza é realmente surpreendente. O homem bem que tenta estragar tudo, mas aí ela vem e dá o seu recado. As vezes ela se revolta e provoca catástrofes, mas em outras ocasiões ela empresta seu charme e beleza, como foi o caso dessa praia. A história é a seguinte: No início do século XX, os moradores de Fort Bragg depositavam o lixo doméstico sobre as falésias acima do que é agora "a praia do vidro". É difícil imaginar isso acontecendo nos dias de hoje (?), mas naquela época as pessoas costumavam despejar todos os tipos de lixo diretamente no oceano, incluindo carros antigos, e claro, seu lixo doméstico, o que naturalmente incluía gigantescos lotes de vidro, pois naquele tempo, o plástico quase não era utilizado. No início em 1949, a área ao redor da Glass Beach tornou-se um "dump" (depósito) de lixo público, e moradores da região se referiam a ela como "The Dumps". Em 1967, os líderes da cidade fecharam a área para limpá-la, mas foi impossível separar o vidro da areia e ao longo das décadas seguintes as ondas do mar  causaram o desgaste do mesmo, transformando-o em pequenas "contas" arredondadas e lisas  que hoje cobrem as areias da praia como bijuterias coloridas. O local que antes era um depósito de lixo tornou-se  ponto turístico de uma beleza singular, e no mínimo bastante curioso.



A Glass Beach  fica em Fort Bragg na Califórnia e eu estou morrendo de vontade de conhecer! E vocês?

Fotos: Reprodução. 

8 comentários:

  1. incrível, né? eu já tinha visto em algum outro blog desses da vida..

    vamos qndo? rs

    ResponderExcluir
  2. ah e agora está mt mais fácil comentar..rs

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm li isso , mas nao me lembro onde (por isso nao coloquei os créditos) acho q foi no follow the colors....tava pra postar há um tempao, mas dps esqueci...Vamos ano que vem??? rsrsr
    deve ser lindo, né?

    ResponderExcluir
  4. Fiquei pasmo, ainda não tinha visto e adorei !

    ResponderExcluir
  5. temos que ir Bruninho! mt lindo nao é? bjo

    ResponderExcluir
  6. Miriam, que coisa mais linda!...Amei!Queria ir nesta praia...;)

    ResponderExcluir